Entrevista com o empreendedor Morangos do Toddy
A trajetoria da barraquinha de morangos ao empreendimento Turístico em Nova Friburgo!
Ascigtur Nova Friburgo: Sabemos que o morango requer um grande conhecimento em seu plantio? Quando você começou a mexer com este tipo de plantio?
Morangos do Toddy: Júlio, eu comecei a mexer com morangos em 1992 quando eu tinha 19 anos. Eu trabalhava em um sítio junto com outras pessoas. Naquela época, eu gostei, pois me ajudou muito a subir na vida.
Ascigtur Nova Friburgo: Você trabalha no plantio de morango desde os 19 anos?
Morango do Toddy: Não Júlio. Tive que parar pois minha esposa engravidou e eu precisava de algo mais seguro, pois plantação a gente sabe como é, depende do clima e tem muita coisa envolvida. Parei de mexer com os morangos por 25 anos e trabalhei em varios lugares.
Ascigtur Nova Friburgo: Certo. Mas a princípio, quando você realmente viu que deveria voltar ao plantio de morangos em Nova Friburgo? E por quê?
Morangos do Toddy: 5 anos atrás voltei a trabalhar com Morangos. Arrendei um sítio de um amigo meu e comecei a plantar, porém a plantação era no canteiro e o lugar também ficava um pouco longe da minha casa. Ficamos um tempo por lá, mas assim que deu, comprei um sítio e plantamos mais perto de casa, dessa vez por hidroponia.
Ascigtur Nova Friburgo: Sabemos que Você há tempos ja vendia os seus morangos em uma pequena barraca, ali perto da Fábrica STAM, no bairro de Conselheiro Paulino e hoje vemos você com esta coragem de abrir este empreendimento turístico. O que te levou a empreender tanto?
Morangos do Toddy: Eu sempre gostei de lidar com o público. Eu sempre quis ter um negócio bonito, onde as pessoas não só pudessem comprar meus morangos, mais pudessem ver e sentir o que sinto a cada manhã: a felicidade de ver o que Deus nos deu, a natureza e o verdadeiro sentimento de gratidão.
Ascigtur Nova Friburgo: Alguém ou alguma coisa te fez abrir os olhos para que você tivesse coragem de abrir este novo empreendimento?
Morango do Toddy: Primeiro Deus, minha família e é claro conversar com os guias de turismo. Você, Júlio, que muito conversou comigo lá na minha barraquinha, o Guia de turismo Macário, a guia de turismo Zaiane e, claro, todos os guias de turismo e os amigos sempre me incentivaram muito. Aí conversei com “Papai do Céu” e ele me deu a direção!
Ascigtur Nova Friburgo: Qual sua expectativa? O que pretende alcançar?
Morangos do Toddy: A minha expectativa com esse novo empreendimento é fazer com que as pessoas conheçam melhor a plantação, que tenham uma nova e belíssima experiência e que possam se divertir com a família. Uma outra expectativa é ter uma boa renda.
Ascigtur Nova Friburgo: E quando abrirá para o público?
Morangos do Toddy: A nossa previsão é para final de agosto.
Ascigtur Nova Friburgo: Toddy, meu muito obrigado pela entrevista. Nós da Ascigtur estaremos hoje e sempre torcendo e ajudando a todos os empreendedores do turismo! Conte conosco! Muito obrigado.