Primeiramente, “stay” vem do inglês e significa ficar. O “cation” é um encurtamento da palavra “vacation”, também do inglês, que significa férias. Na tradução literal seria ficar de férias, mas a expressão na verdade significa ficar de férias onde você está, ou seja, ter um descanso no lugar em que você mora. Basicamente um sinônimo de turismo local.
O termo é originário dos Estados Unidos. Surgiu durante a crise econômica de 2008. O conceito logo depois começou a ganhar popularidade no Reino Unido. Atualmente, vem aparecendo com força no território brasileiro, especialmente pela crise sanitária causada pela Covid-19.
A expressão veio no bolo do idioma “gringuês” que adotamos na pandemia, junto com o home office, lockdown e delivery. Ela quer dar uma trégua na abstinência de viajar e ainda permitir uma nova experiência turística.
Com a maioria das fronteiras fechadas para os brasileiros, o turismo local ganhou ainda mais força com as pessoas optando por destinos nacionais. Mas com o novo coronavírus ainda causando milhares de mortes por dia no país, muitos estão escolhendo não viajar para outros estados e até mesmo não viajar.
E aí? Como ter um respiro, com responsabilidade, nesse momento? Staycation! Sabe aquela história do carioca que nunca visitou o Cristo Redentor? Pois é. A hora é agora. É uma oportunidade de olhar para a sua cidade com os olhos de um visitante, notar e fazer coisas que, com certeza, passam super despercebidos na correria da rotina.
Os especialistas destacam a economia e a segurança como os pontos principais do conceito. Econômico porque se evita, na maioria das vezes, transporte e hospedagem. Seguro, pois não há deslocamentos significativos. Porém, no quesito segurança eles reforçam que é preciso que os pontos turísticos da cidade, restaurantes, hotéis e os “viajantes” estejam cumprindo rigidamente os protocolos sanitários.
O staycation pode ser praticado de diversas formas. Um day use ou uma longa estadia em um hotel da cidade, a visitação de pontos turísticos, um jantar em um restaurante nunca antes visitado ou até mesmo um bate e volta em uma cidade vizinha.
Pode ser feito em casal, em família ou até mesmo sozinho. Aliás, é um ótimo primeiro passo para quem quer começar a viajar sozinho. Mas não é porque não vai acontecer uma viagem “tradicional” que se deve abrir mão de um roteiro ou um planejamento bem feito.
Nova Friburgo oferece várias opções para você iniciar seu staycation e fazê-lo muitas vezes. Se o seu ponto de partida é ir atrás de novos sabores, a gastronomia é excepcional. Tem comida brasileira, italiana, japonesa, árabe, alemã, libanesa e muito mais! Hambúrguer artesanal, pizzas e aperitivos também estão na extensa lista.
Em busca de turistar em Friburgo, escolha, por exemplo, os pontos turísticos que estão espalhados por toda a cidade. Cada região do município tem uma particularidade e lugares nunca antes vistos. Descubra os distritos. Eles vão apresentar muitas dicas para planejar o seu roteiro.
Se a busca é para uma temporada ou até mesmo um dia off, os hotéis, pousadas, hostels e Airbnb atendem a todos os gostos (e bolsos!). Conforto, descanso e um novo lugar a apenas alguns minutos de casa. Confira o serviço de cada um.
Para quem tá afim de novos ares e um contato maior com a natureza, a cidade é o paraíso do ecoturismo. O que não falta aqui são lugares rodeados de belezas naturais. Já quem procura por aventura, pode apostar nas montanhas, trilhas, passeios e esportes radicais.
Autor fonte : https://descubranovafriburgo.com.br/staycation-saiba-o-que-e-e-como-praticar-em-nova-friburgo/